segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Bolinhos de Halloween















Antes de ir ao forno


























Os bolinhos já cozidos




Neste
Halloween, tentei fazer um bolo, mas o fogão-a-lenha traiu-me e não se aproveitou nada! Então, restou-me apenas o recheio... Sem saber o que fazer com ele lembrei-me de fazer o óbvio: coquinhos! E não é que ficaram uma delícia? :P Aqui fica a receita reinventada por mim:



Ingredientes:


* 500 g. de abóbora madura

* 500 g. de açucar mascavado

* 6 ovos (gemas)

* 3 colheres de sopa de água fria

* 1 pacote de côco ralado

* Raspa de 1 limão



Preparação:

Descasque a abóbora e corte-a em cubinhos. Leve ao lume com o açucar e a água e deixe cozer até ficar transparente. Depois de cozida, retire do lume, passe pela varinha mágica, acrescente o côco e deixe esfriar.
Quando estiver fria, junte a raspa de limão e as gemas uma a uma, misturando bem o preparado. Por fim, coloque em forminhas de papel e leve ao forno numa assadeira (se for de barro, melhor) cerca de 20 mn.


Ficam uns bolinhos assustadoramente bons! Bom apetite! ;)


terça-feira, 29 de julho de 2008

Salada de vagens (feijão verde)



























Agora que chegou o verão, o que sabe melhor são aquelas refeições mais leves e mais fáceis de fazer. Uma dessas refeições é a salada de vagens (feijão verde).


Ingredientes:

1 kg de vagens

1 cebola média

3 ovos

2 latas de atum

Azeite e vinagre

Pimenta

Sal



Preparação:

Retirar os fios das vagens, os "fios" encontram-se nos dois lados da vagem, pelo que convém retirá-los com uma faca ou um cortador próprio, para não se tornar desagradável ao paladar.
Colocar as vagens num tacho junto com os ovos e o sal a gosto e levar ao fogão. Deixar cozer entre 20 a 30 minutos e verificar se estão cozidas picando com um garfo.
Depois coar muito bem,para que não fiquem com água e descascar os ovos. Colocá-las numa terrina com a cebola picada,os ovos partidos em pedacinhos e o atum. Temperar tudo com azeite.vinagre e pimenta a gosto.
Este prato é muito versátil, pelo que pode servir assim simples ou acompanhado por carne ou peixe fritos. A minha avó costumava servir com feveras e batatas fritas.
Eu, neste caso, servi com uns deliciosos filetes de pescada fritos, passados por farinha e depois ovo, que previamente temperei com sal, pimenta, alho, bastante limão e cobri com um pouco de leite. Podem achar estranho o facto de adicionar o leite, mas provem. Vão ver como ficam bons!



Bom apetite! ;)

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Porco no tacho com cerveja



Ingredientes:


Meio Kilo de barriga de porco

1 garrafa pequena de cerveja

3 colheres de sopa de azeite

50 g. de manteiga

1 cebola

2 tomates médios maduros

2 dentes de alho

1 folha de louro

1 sopa de cebola knorr

1 sopa de rabo de boi Knorr

1 caldo de carne knorr

Molho inglês

Tabasco

Sal



Preparação:

Leve a manteiga a derreter num tacho grande e depois dê alguns golpes verticais na carne e coloque-a no tacho até ganhar cor de ambos os lados.
Retire-a e coloque a cebola cortada em rodelas e os alhos picados. Deixei alourar e coloque os tomates já pelados. De seguida junte novamente a carne, o azeite, a folha de louro, 2 colheres de sopa de
sopa de cebola knorr e duas colheres de sopa rabo de boi knorr, o caldo de carne, 1 colher de sopa de molho inglês, uma colher de chá ou café (conforme pretendam o molho mais ou menos picante) de tabasco e sal a gosto. Cubra tudo com a cerveja e mexa com uma colher de pau. Coloque em lume brando e deixe cozer 30 minutos.
Retire a carne e corte em fatias bem finas. Retire a folha de louro do tacho e passe tudo pela varinha. Retifique os temperos e deixe a carne cozer mais 20 min. e está pronto a servir!
Podem acompanhar com batatas fritas ou arroz e também uma salada de alface.

Não foi dificil,pois não? ;)********


Donas de casa desesperadas


As mulheres de hoje em dia são cada vez mais donas de casa desesperadas. Se dantes era esperado que fossem fadas do lar, hoje em dia espera-se que sejam boas mães, esposas, amigas e funcionárias. No meio deste mundo ao contrário, onde é que fica a verdadeira mulher?
Na minha opinião, cada mulher deve ser o que quiser e puder ser. Nem todas nasceram para a cozinha e o lar, mas nem todas descuraram esse papel, hoje em dia tão desvalorizado.
Este blog surge no intuito de passar para vocês, donas de casa desesperadas, sem qualquer pretensão da minha parte, conhecimentos que me foram passados pela minha mãe e queridas avós: receitas, truques, segredos de cozinha... enfim! Até alguns pratos feitos ou reinventados por mim! Um mundo de cores e sabores por descobrir! Querem entrar?
Só para Donas de casa desesperadas!! :P